Estudantes do ensino médio de Joinville compartilham suas vozes e sentimentos em encontros
O Colégio BONJA conduziu um projeto-piloto chamado "Inteligência Emocional" para lidar com as emoções na adolescência e juventude
Como lidar com as emoções na adolescência e na juventude? Quais seriam as melhores estratégias de gerenciamento das situações cotidianas do dia a dia na vida de jovens estudantes? Foi a partir destes questionamentos que os alunos do Ensino Médio do Colégio BONJA foram convidados a participar do projeto-piloto com o tema: “Inteligência Emocional”.
Ao longo de 10 encontros, realizados semanalmente nas segundas-feiras, o projeto abriu espaço para que os estudantes pudessem falar sobre suas emoções, anseios, medos e contestações.
Coordenado pela psicóloga do Ensino Médio do Colégio BONJA, Caroline Schipmann Jung, este projeto-piloto iniciou em abril e prosseguiu até o mês passado. “Abrimos um espaço para que os estudantes pudessem trabalhar o enfrentamento das suas ‘dores’ no dia a dia, em âmbito escolar e familiar. O foco teve relação com o conteúdo para a vida e a pressão proveniente dos estudos do vestibular”, informa a psicóloga responsável pelo Ensino Médio do Colégio BONJA.
O projeto aconteceu em dois períodos: matutino e vespertino, com a finalidade de contemplar os estudantes no contraturno dos estudos. “Inicialmente, eu tive receio porque tudo era novo para mim e não tinha hábito de expressar minhas emoções. Escolhemos as ideias e emoções que iríamos trabalhar. Um encontro que me marcou foi sobre como lidar com a ação da assertividade. Sem dúvida, foi algo revigorante e que me ajudou a estabilizar meu emocional. Foi uma experiência muito agradável”, comenta Lucas Zilli, do Terceirão do Colégio BONJA. Ele acrescenta dizendo que os encontros conseguiram aprimorar a questão de ser mais assertivo nas suas tomadas de decisão.
Alunos perceberam, através do projeto “Inteligência Emocional”, que são capazes de dominar seus sentimentos e, assim, alavancar seus estudos de uma forma mais precisa, atingindo metas e objetivos e conseguindo se expressar de uma forma ainda melhor. Importante ressaltar que o termo “Inteligência Emocional” é o nome que se dá ao conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções, mais especificamente a como (e o quanto) se percebe, processa, compreende e tem habilidade de gerenciá-las.
“O projeto conseguiu superar todas as minhas expectativas. Eu gostei de ter participado, porque sempre tive dificuldade com o controle das minhas emoções. Ali, eu entendi como compreender este sentimento. Ao longo dos encontros, notei que estava conseguindo controlar meu nervosismo durante as provas e, como consequência, as minhas notas aumentaram. Também consegui me concentrar mais nos estudos após a participação nos encontros”, ressalta Gabriela Schappo, estudante do 1º ano do Ensino Médio. Ela informa ainda que o projeto também a ajudou a compreender o relacionamento familiar dentro de casa e como lidar com estas situações no dia a dia. Nova edição do projeto deve acontecer em breve, de acordo com a psicóloga Caroline Schipmann Jung.
Deixe seu comentário